08 de março de 2014
(Todo grupo)
Nosso
primeiro encontro PIBID aconteceu em 8 de março de 2014. Na abertura, contamos com as palavras do Professor Marcelo Mazzi, gerente
de extensão e responsabilidade social da instituição e da
Professora Shirley, coordenadora institucional do PIBID.
No encerramento desta primeira parte, aconteceu um encontro cultural, com a participação dos Professores-colaboradores Anderson Xavier e Ronald Apolinário, além da Professora Virna Catão, coordenadora do sub-projeto de Pedagogia.
03 de
abril de 2014
(1º Encontro PIBID)
“Competências Experiênciais na produção de sentido na/da Escrita no
Início da Alfabetização: Do Letramento Literário ao Letramento Multissemiótico”
Hoje aconteceu o 1° Encontro do grupo PIBID com a
coordenadora de área Virna Mac-Cord Catão no
Centro Universitário UNIABEU. Utilizamos como material de apoio o texto de
Magda Soares, Letramento e Alfabetização: as muitas facetas.
Durante esse encontro questionou-se a respeito de como conceituar e diferenciar os termos alfabetização e letramento. Outro ponto destacado pelo grupo é o que a realidade vem mostrando que quando o foco das práticas de ensino é a alfabetização (no sentido escrito) não se formam usuários competentes da escrita e isso trás um enorme risco da escola “produzir” analfabetos funcionais. No entanto ficou claro que aprendizagem inicial da leitura e da escrita devem ocorrer simultaneamente.
Durante esse encontro questionou-se a respeito de como conceituar e diferenciar os termos alfabetização e letramento. Outro ponto destacado pelo grupo é o que a realidade vem mostrando que quando o foco das práticas de ensino é a alfabetização (no sentido escrito) não se formam usuários competentes da escrita e isso trás um enorme risco da escola “produzir” analfabetos funcionais. No entanto ficou claro que aprendizagem inicial da leitura e da escrita devem ocorrer simultaneamente.
Seguido dessa reflexão, começamos a pensar o ambiente escolar contemporâneo e percebemos que esse processo acontece, através da exploração dos sentidos e da capacidade questionadora do ser humano. A partir dai começamos a traçar metas para serem aplicadas nas escolas que iremos adentrar.
10 de abril de 2014
(2º Encontro PIBID)
Hoje aconteceu nosso 2° encontro com a coordenadora de área, Virna Catão. Nossa reflexão foi a partir de textos de Rildo Cosson. Consciente da importância da leitura em nossa sociedade começamos a listar atividades as quais exigem esse domínio.
Cosson, defende que o processo literário é diferente da leitura literária por fruição, na verdade, uma depende da outra, sendo o letramento uma prática social.
Começamos a elaborar nossas atividades que contará com a leitura do Livro O menino que tinha uma panela na cabeça de Ziraldo. Desenvolveremos esse trabalho em 4 etapas: a motivação, a introdução, a leitura e por último a interpretação.
Buscando explorar os sentidos das crianças e também valorizar o que elas já são capazes de realizar.
29 de abril de 2014
(1º Encontro do PIDIB - Escola Municipal Vereador Américo dos Santos).
Hoje aconteceu nossa primeira visita a Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, localizada no município de Mesquita, RJ. Com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da leitura e da escrita de uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental, como foi proposto esse momento foi de observação e apresentação. Então iniciamos nossa visita conhecendo superficialmente os espaços, os professores, a diretora e os demais funcionários e todos foram muito receptivos.
Nesta visita algumas informações importantes foram relatadas como: A Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, é a escola com maior número de alunos da rede contando com 1300 alunos, a escola recebe crianças com algumas necessidades especiais e possui três turnos manhã, tarde e noite.
A escola conta espaços como: biblioteca,quadra , sala de informatica, sala de recursos, muito bem organizados, porém não vimos crianças usufruindo de nenhum deles. Ao contrário dos banheiros e refeitório que se encontram em condições precárias.
Também nos apresentamos aos alunos que mostraram curiosidade sobre o que estávamos fazendo na escola.
Na hora que chegamos na sala a professora estava dando atividades para que as crianças escrevessem o nome das figuras, de forma tradicional. Sem a utilização de uma palavra geradora ou algo para estimular o interesse dos alunos. As palavras usadas foram BOI - BEBÊ - BAÚ - BABA. O que mais nos chamou a atenção foi a sala de aula, por não contar com um desenho, uma letra colorida na parede, nada que motivasse ao contrário um ambiente frio e mórbido, sem informações alfabetizadoras.
As crianças falavam e a professora escrevia no quadro, algumas delas se manifestavam de forma a corrigir o que o coleguinha havia falado e a professora os questionava todo tempo quanto a escrita, até conseguirem alcançar o correto, porém só uma menina conseguia alcançar o objetivo da professora.
Quando perguntamos a professora sobre as crianças ela relatou que vieram da Educação Infantil sem reconhecer cores, números e o alfabeto e foi necessário que ela fizesse esse trabalho com eles. O que gerou um certo atraso na apresentação do alfabeto.
Diante disso, foi possível refletir um pouco e começar a pensar em algumas maneiras de cativar essas crianças para o mundo literário.
06 de maio de 2014
( PLANEJAMENTO)
Hoje nos encontramos na Escola Municipal Américo dos Santos
para planejar nossas próximas oficinas. Foi um momento de muita reflexão e
dúvidas. Pois, já conhecemos um pouco as crianças e dessa forma foi necessário
repensar nossas atividades.
Durante esse período tivemos receio de não alcançar nossos
objetivos, porém o supervisor José Augusto nos tranquilizou e conduziu o encontro de forma positiva.
Achamos conveniente fazer algumas alterações no modo de apresentação do teatro de
fantoches e de outras atividades para conseguir trabalhar o letramento multissemiótico de maneira mais abrangente.
OBS:
Em 08 de Maio de 2014 - Não aconteceu o encontro devido a greve dos rodoviários.
Em 13 de Maio de 2014 - Aconteceu uma reunião com a professora Shirley.
20 de Maio de 2014
(1ª oficina PIBID)
Hoje aconteceu nossa primeira oficina na Escola Municipal Vereador Américo dos Santos. Apresentamos para as crianças o personagem do Menino Maluquinho, utilizando o teatro de fantoche. Falamos do autor da obra Ziraldo, das ilustrações e principalmente das características do Menino que tinha uma panela na cabeça.
Fizemos várias perguntas para eles sobre o personagem e eram unanimes em destacar a panela utilizada por Maluquinho.
Na hora dos registros, através de desenhos foi possível perceber a criatividade de cada um, pois surgiram Meninos Maluquinho vascaínos, flamenguistas, com olho maior que a barriga, com vento nos pés e com macaquinhos na cabeça. Porém, o que eles mais gostaram foi o contato com a panela e com o boneco do Menino Maluquinho, pois enquanto eles seguravam aproveitaram para recontar a história da forma que queriam e foi possível perceber que eles "viajavam" e com muita criatividade fizeram a outra parte do registro desenhado o Menino Maluquinho deles.
Foi um momento muito agradável para todos, a professora também contribuiu de forma para o bom andamento da atividade, nos auxiliando quando necessário.
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O livro |
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Teatro de fantoche. |
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Apresentando o autor Ziraldo. |
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Momento de muita concentração. |
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Olha o capricho! |
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O Menino Maluquinho pode até voar! |
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Todos atentos! |
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Super envolvidos! |
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Essa panela! |
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Grupo PIBID e a turminha! |
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Turminha do 1° ano |
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Brincando com os fantoches. |
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Viajando com a imaginação.
22 de Maio de 2014
Encontro com a Professora
Virna Mac-Cord Catão
27 de maio de 2014
( 2ª Oficina PIBID)
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As crianças manifestaram grande interesse na
história e assimilaram o filme com a história contada anteriormente com os
fantoches e também lembraram de muitas características do Menino Maluquinho.
Percebemos
que faltou algo para valorizar nosso trabalho,apesar da participação dos
alunos, talvez fosse necessário um filme menor e uma atividade que
complementasse a aprendizagem.
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Filme. |
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Filme, pipoca e atenção! |
Tema- Letramentos Múltiplos- Roxane Rojo
3 junho de 2014
(3ª Oficina PIDIB)
Hoje
aconteceu nossa terceira oficina, dando continuidade à história. Fizemos a
bandinha do Menino Maluquinho e confeccionamos vários instrumentos musicais com
materiais recicláveis como: garrafa pet, potes de Danone e diversas sementes.
Já
esta sendo possível,conhecer um pouquinho as crianças e assim auxilia-los em suas necessidades. Sempre escutamos o que eles tem para nos falar e até o que gostariam de fazer. Isso nos
da uma tranqüilidade para trabalhar.
Trabalhamos a coordenação motora através da ornamentação dos instrumentos e a percepção auditiva com os sons produzidos por eles. Mostraram grande alegria e também curiosidade.
Trabalhamos a coordenação motora através da ornamentação dos instrumentos e a percepção auditiva com os sons produzidos por eles. Mostraram grande alegria e também curiosidade.
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Momento de confeccionar os instrumentos. |
04 de junho de 2014 ( Encontro com a Professora Virna)
DEBATE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E GÊNEROS TEXTUAIS
Hoje aconteceu nosso encontro com a coordenadora de área
Virna Mac-Cord Catão no qual debatemos sobre consciência fonológica e os
diversos gêneros textuais. Foram apresentadas diversas
possibilidades de explorar os gêneros
textuais utilizando e compreendendo a
necessidade de explorar a consciência
fonológica.
OBS:(10, 17, 24 DE JUNHO E 01, 08 DE JULHO PERÍODO DE COPA DO MUNDO E RECESSO ESCOLAR). NÃO ACONTECEU OFICINAS.
15 de julho de 2014
( PLANEJAMENTO)
Nosso encontro de hoje foi para finalizar as ideias e
dividir tarefas. Com tudo acertado para nossa entrada na sala de aula, encerramos o encontro repletas de expectativas e anseios para desenvolver nosso trabalho.
21 de julho de 2014 (4° OFICINA PIBID)
A oficina de hoje foi produtiva, podemos perceber que ocorreu aprendizagem. As crianças brincavam e aprendiam com seus nomes e dos amiguinhos também.
O processo tem sido lento e trabalhoso. Pois, algumas crianças apresentam muita dificuldade para reconhecer as letras do alfabeto e assim não são capazes de escrever o próprio nome. Com isso, a dança da cadeira inclusiva e a busca pelos nomes na panela da sopa de letrinhas empolgaram as crianças, todos queriam encontrar o nome para colocar na chamadinha.
Ainda trabalhamos a letra inicial, final e também a quantidade de cada nome. Havia outras questões que achávamos que poderia ter sido explorada, mas não foi possível devido à dificuldade da turma. Então focamos no alfabeto.
A valorização da identidade ficou explicita e os alunos se perceberam como únicos e especiais, pois o nome nos garante esse direito. Foi extremamente proveitosa e prazerosa para o grupo PIBID e para as crianças.
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Dança da cadeira inclusiva. |
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Nós e a professora Célia. |
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Grupo PIBID. |
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Reconhecendo o próprio nome. |
29 DE JULHO DE 2014
5ª OFICINA (JOGO DE BOLICHE)
Hoje foi
desenvolvida uma atividade lúdica. Foram colocadas no quadro doze imagens de
animais com cada nome abaixo. Foi armado um boliche no chão da sala de aula com
doze pinos cada um com uma letra inicial pertencente a cada animal do quadro.
Quando o aluno derrubava o pino, deveria identificar no quadro qual animal seria o correspondente aquela letra que estava no pino, sendo permitido a todos os alunos pronunciarem outras palavras que começassem com a mesma letra. Após identificar o animal, o aluno teria que escrever em uma folha de papel o nome do animal identificado.
Ao final da atividade, recolhemos os boliches e perguntamos aos alunos qual seria a letra inicial, a última e quantas letras tinham cada animal apontado no quadro. Os alunos ficaram muito contentes com a atividade desenvolvida.
Quando o aluno derrubava o pino, deveria identificar no quadro qual animal seria o correspondente aquela letra que estava no pino, sendo permitido a todos os alunos pronunciarem outras palavras que começassem com a mesma letra. Após identificar o animal, o aluno teria que escrever em uma folha de papel o nome do animal identificado.
Ao final da atividade, recolhemos os boliches e perguntamos aos alunos qual seria a letra inicial, a última e quantas letras tinham cada animal apontado no quadro. Os alunos ficaram muito contentes com a atividade desenvolvida.
05 de agosto de 2014
Planejamento na Escola Municipal Vereador Américo dos Santos.
Nosso encontro de hoje foi para planejar com o coordenado
José Augusto, nossas próximas oficinas do PIBID. Foi também um momento de
avaliar nossos encontros anteriores e até repensar as oficinas e novas estratégias.
Não foi muito agradável, pois ele nos apontou algumas
situações, que disse não fazer parte do perfil de um professor. Mas, é muito
difícil está dentro de uma sala de aula que não é sua e ter que chamar a atenção
dos alunos.
O grupo conversou e concordou que estamos tentando ter esse
controle sobre a turma, porém para isso faz- se necessário a professora regente esteja presente na turma.
12 de agosto de 2014
6ª Oficina PIBID
Bingo dos nomes
Optamos por continuar trabalhando a questão da identidade,
devido ao grau de dificuldades que uma grande maioria apresenta em relação as
letras do próprio nome. Começamos com uma conversa informal sobre o nome de cada um
e as letras que compõe o nome e também sobre as letras repetidas, letras menos
utilizadas como k, y, w, x, z, a quantidade de letras e até a ordem alfabética.
As crianças ficaram atentas ao sorteio com receio de
perderem alguma letrinha, pois todos queriam ganhar o prêmio. Dessa forma, todos
os nomes saíram e tivemos 26 campeões independente de ordem.
Depois da brincadeira fizemos um breve registro com uma atividade
para encontrar o nome na caixa de letras da floresta, reforçando a ideia
inicial de ordem, quantidade e primeira e última letra. Nossa oficina de hoje
foi significativa para as crianças, pois tivemos a possibilidade de trabalhar o
lúdico e perceber a aprendizagem.
Percebo que as crianças gostam do nosso trabalho. Mesmo, muita
das vezes não sendo exatamente como queríamos por diversos fatores. Mas,
estamos fazendo nosso melhor por acreditar que eles mereçam o melhor.
18 de agosto de 2014
7ª Oficina- PIBID,
7ª Oficina- PIBID,
Teatro com a história dos três
porquinhos.
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Apresentação. |
Demos início à história, focamos nas casas dos porquinhos, onde a primeira casa feita de palha pelo porquinho preguiçoso foi rapidamente derrubada pelo lobo mau. A segunda, feita de madeira, também foi derrubada pelo lobo, somente a terceira casa, feita de tijolos o lobo mau não conseguiu derrubar.
Na apresentação dissemos que os dois primeiros porquinhos fizeram suas casas tão rápido que ainda era dia quando terminaram, enquanto o terceiro porquinho terminou de construir a sua casa somente à noite. Ao terminar, fizemos uma pergunta aos alunos: quais seriam os materiais usados na construção das casas dos três porquinhos? Os alunos, mostramos as casas responderam corretamente. Logo após, foi desenvolvida uma atividade onde os alunos deveriam montar a casa que eles mais gostaram, que poderia ser de palha, madeira ou tijolo.
Na apresentação dissemos que os dois primeiros porquinhos fizeram suas casas tão rápido que ainda era dia quando terminaram, enquanto o terceiro porquinho terminou de construir a sua casa somente à noite. Ao terminar, fizemos uma pergunta aos alunos: quais seriam os materiais usados na construção das casas dos três porquinhos? Os alunos, mostramos as casas responderam corretamente. Logo após, foi desenvolvida uma atividade onde os alunos deveriam montar a casa que eles mais gostaram, que poderia ser de palha, madeira ou tijolo.
As casas ficaram lindas e os alunos ficaram tão empolgados que decidiram misturar os materiais de construção nas casas, sendo criadas várias casinhas diferentes, uma mais linda que a outra. Os alunos ficaram perguntando se poderiam levar para suas casas suas obras e o grupo disse, solicitando a cada aluno que apresentasse o que tinha em sua casa, se era alegre, triste, se tinha amor, para que cada aluno pudesse se expressar e alguns disseram que em suas casas tinha muito amor, outros felicidade e assim sucessivamente. Os alunos escreveram na folha que foi confeccionada a casa o seu nome e ao lado a palavra “casa”.
Observamos que os alunos ficaram eufóricos com os materiais que levamos para a confecção das casas, como palha, emborrachado vermelho (casa de tijolo), palito de picolé (casa de madeira), cola, tesoura, personagens, cenário, folha de papel oficio e muito mais, eles queriam utilizar em suas casas todo o material necessário e disponíveis para eles, como se jamais tivessem feito uma atividade com autonomia e dinâmica.
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Felizes com suas criações! |
02 de
setembro de 2014
(8ª Oficina)
Intitulamos
essa oficina de EU TENHO SENTIMENTOS DE
MONTÃO!
Iniciamos
formando um círculo no chão com as crianças e a partir de várias palavras
escritas em pedaços de papel que expressavam sentimentos como: feliz, triste,
alegre ou zangado, lemos e comentas todas,
onde a criança que escutava a palavra e achava que tinha aquele sentimento
levantava o dedo e ficava com o papel escrito, depois chamamos um aluno que
estava fazendo aniversário naquele dia e pedimos para que deitasse no chão em
cima de um pedaço grande de papel pardo, onde contornamos seu corpo com giz, a
fim de que cada criança escolhesse o local do corpo desenhado que indicaria o
seu sentimento, colando a palavra que escolheu dentro do contorno.
Nesse encontro surgiu muitos comentários em torno dos sentimentos e até de como expressá-los. Fizemos o possível para deixá-los bem à vontade e de fato conseguimos.
09 de setembro de 2014
(9ª Oficina)
Educação no trânsito
Iniciamos com uma conversa informal sobre o
trânsito e as regras para seu bom funcionamento.
Com fita
crepe fizemos uma faixa de pedestre e uma estrada no chão da sala de aula. No
início da estrada, colocamos os meios de transportes de brinquedo, como carro,
moto e ônibus e na faixa de pedestres 2 bonecos e a frente da faixa de pedestre
ficou o semáforo.
Cada
aluno escolhido pegava o que queria como meio de transporte ou como pedestre e
assim começava a simulação: quando o semáforo estava na cor verde os veículos
passavam e os pedestres ficavam parados, quando acendia a cor vermelha os
veículos paravam para os pedestres passarem, enquanto os veículos prestavam
atenção quando acendia a luz amarela. Essa atividade foi tão divertida que os
alunos inventaram uma música sobre o trânsito.
16 de setembro de 2014
10ª Oficina
PIBID
MÍMICAS E JOGOS DE SIMBÓLICOS
Tem sido muito desgastante o trabalho que estamos tentando
desenvolver com as crianças, elas têm se mostrado muito arredias, talvez pela terceira
troca consecutiva de professor. Parecem querer chamar a atenção de alguma
forma.
No primeiro semestre nosso trabalho teve um desenvolvimento
notório e agora estamos diante desses impasses. Mas, isso não significa que
vamos desistir.
Aplicamos a oficina e as crianças participaram de modo que não
foi possível dá a devida atenção, pois estávamos presas no comportamento deles
com medo de se machucarem ou machucarem alguém. Já que não podíamos contar com a
professora regente que tem aproveitado nossa presença na sala, para se
ausentar.
07 de outubro de 2014
PLANEJAMENTO COM O COORDENADOR JOSÉ AUGUSTO
Planejamos várias atividades voltadas para questões sobre respeito e cuidado com o outro, para chegarmos na questão dos DIREITOS E DEVERES DA CRIANÇA. Porém não foi possível sair do papel, tais ideias.
09/10/2014 - Oficina "Letramentos Múltiplos na sala de aula" (parte 1)
14 de outubro de 2014
(Quando chegamos na escola fomos avisadas que a turma havia
sido dispensada para a preparação da festa do Dia do Mestre).
21 de outubro de 2014
( AUSENTE POR MOTIVOS DE SAÚDE. PORÉM, NÃO HOUVE OFICINA ).
28 de outubro de 2014
Oficina PIBID
A Linda Rosa Juvenil
Hoje
trabalhamos com a cantiga de roda da Linda Rosa Juvenil e as crianças mostraram
alegria e entusiasmo. Primeiramente contamos como história e logo em seguida cantamos
com eles. E todos iam mostrando suas ideias e conhecimentos da história. Então,
perguntamos se eles gostariam de fazer uma peça de teatro com a música e foram
unanimes na aceitação.
Ensaiamos
algumas vezes, e todos meninos queriam ser o Belo Rei e as meninas a Rosa
Juvenil. Assim, dividimos os personagens e fomos trocando até que todos
conseguiram participar da dramatização.
Tivemos
a possibilidade de explorar novamente a questão da identidade falando sobre nome Rosa Juvenil e surgiram muitos nomes os quais eles conheciam e colocaram no
quadro.
Foi uma oficina
extremamente produtiva com a participação ativa das crianças.
03 de novembro de 2014
Oficina PIBID
Cabelo de Lelé
12 de Novembro de 2014
Encontro com a coordenadora Virna Catão.
- Seminário Institucional: organização dos grupos que apresentarão trabalho, formas de apresentação;
- Cópia dos planejamentos do ano para o relatório final: a coordenação de pedagogia dividiu entre os bolsistas-representantes de cada grupo (com a finalidade de agilizar) o preenchimento dos quadros, salientando que os referentes ao segundo semestre serão preenchidos por todos;
- Gravação em mídia de fotos e vídeos: a coordenação de pedagogia solicitou com o intuito de armazenar todos os registros em fotos e vídeos dos grupos em seu HD externo (pois,o nosso produto final, é a composição de um material didático em DVD);
- Apresentação do último grupo (diálogos): ficará para a próxima semana (pelo calendário não teríamos encontro, porém, será necessário para a apresentação do último grupo).
PIBID-2015.1
30/01/2015
Em
30 de janeiro do ano de 2015, teve inicio os encontros do PIBID, com a supervisora
Virna Catão, na UNIBEU. No qual iniciamos com uma conversa informal, e em
seguida ela passou aos informes gerais sobre (blogs, currículos, escrita dos
pibidianos). E também a apresentação da proposta de trabalho para esse semestre.
O tema
do Mini Curso foi “Múltiplos Letramentos e os impactos na Formação de
Professores”. Esse encontro visou um melhor planejamento, desenvolvimento e
aplicação das etapas que serão trabalhadas nas oficinas no decorrer do ano
letivo. Teve uma duração de 3 horas e foi bastante proveitoso, pois tivemos oportunidades
de compreender com mais clareza a sequência didática: do Letramento Literário
ao Letramento Multissemiótico.
Partindo
da historia a ser trabalhada, público que iremos atender, motivação,
introdução, leitura do texto, interpretação, recontagem da história, gênero textual,
musica, vídeo ou filme, imagens, fotos ou pinturas, paladar, olfato ou tato, consciência
de rimas ou aliterações, de silabas, de fonemas, jogos e por fim a
sistematização da escrita. 06/02/2015
O Mini curso de hoje foi Letramentos Múltiplos
na sala de aula, ministrado pela supervisora de área Virna Catão. Discutimos questões
sobre planejamento, literaturas que serão trabalhadas e as possibilidades a serem
exploradas.
Dentro das literaturas apresentadas pensamos em
várias propostas para serem utilizadas dentro das etapas do Letramento Literário
ao Letramento Multissemiótico.
03/02/2015
(DIAGNOSE)
(DIAGNOSE)
Iniciamos nossos trabalhos dentro da Escola
Municipal Vereador Américo dos Santos, hoje com uma nova percepção. Pois, já conhecemos a rotina da escola e um pouquinho
das crianças.
O que nos tranquiliza um pouco, mesmo assim as expectativas são
grandes e então, planejamos nossos próximos encontros.
10/02/2015
Hoje foi o grande dia de adentramos nas turmas de 1º ,2º e 3º do Ensino Fundamental. Fomos muito bem acolhidas pelas crianças e pelas professoras regentes.
Hoje foi o grande dia de adentramos nas turmas de 1º ,2º e 3º do Ensino Fundamental. Fomos muito bem acolhidas pelas crianças e pelas professoras regentes.
Como
motivação utilizamos o livro “Camila e a volta as aulas”. Apresentamo-nos e
fizemos a leitura do livro com eles. Em seguida iniciamos a diagnose da turma,
com uma conversa informal e depois começamos a indaga-los sobre a escola, o que
faziam ali, se gostavam, o que eles já conheciam em relação à escrita?
E
logo, sugiram as respostas mais variadas como: vou para a escola para aprender
a ler, para comer, brincar, ver os amigos, ser gente!!!
Porém,
a surpresa veio com a comparação entre a escola deles e a escola da personagem do
livro "Camila e a volta as aulas". Que a escola dela é cheia de brinquedos e toda arrumada e a deles
não! E a grande maioria quando perguntada sobre o que gostavam de comer não
pensavam em doces e biscoitos e sim em carne, lasanha, arroz e feijão.
Foi
extremamente comovente esse momento, e nos deixou até sem argumentos para
justificar tais, desigualdades, mas prosseguimos e tentamos explicar um
pouquinho de tais diferenças.
Saímos
das salas com a certeza que precisamos trabalhar as questões sociais com eles,
mesmo tão pequenos e orientá-los a buscar um futuro melhor. Pois, já estão
fazendo de certa forma uma leitura mundo.
17/02/15
(Feriado de Carnaval)
24/02/15
Apresentação da Historinha da Chapeuzinho Amarelo.
Apresentamos a literatura da Chapeuzinho Amarelo
ao 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental .
E logo de inicio mostraram-se interessados e preocupados
se não era Chapeuzinho Vermelho? Gostaram da história e fizeram links com a história
da Chapeuzinho Vermelho. Aproveitamos para questiona-los em diversos aspectos:
MEDO, OBEDIÊNCIA, RESPEITO entres outros assuntos que surgiram. Fizeram relatos
sobre seus medos e claro que nos perguntaram quais eram os nossos anseios.
Teve
de tudo nessa conversa, assuntos que dava para rir e chorar e também para ficar
com medo. Como a história da Maria Sangrenta que aparece no banheiro. RSRSRRSR...
Foi uma oportunidade de conhecê-los mais pouquinho e até mesmo ouvir
seus relatos.
03/03/15
Apresentação do Livro "Palavras muitas palavras" de Ruth Rocha, que será trabalhado durante o mês de março.
Apresentação do Livro "Palavras muitas palavras" de Ruth Rocha, que será trabalhado durante o mês de março.
10/03/15
Hoje continuamos nosso trabalho em
cima da literatura do livro da Ruth Rocha, Palavras, muitas palavras. Priorizamos
a questão da identidade e do auto conhecimento. Com todas as turmas, procuramos enfatizar a
importância de se saber seu nome, assim como trabalhamos também a questão deles
reconhecerem os nomes de seus colegas de classe.
Na turma de 1º ano, orientamos que completassem na identidade, o auto-retrato e a escrita do primeiro nome. Já nas turmas de 2º e 3º ano pedimos que
fosse escrito o nome completo, e mesmo o nome sendo algo tão importante para a
vida do indivíduo, nos deparamos com alunos com grande dificuldade de completar a tarefa.
É bastante difícil compreender tamanha barreira, na escrita de coisas tão simples, ao nosso olhar. Sem contar que
muitos não sabem o nome do pai ou da mãe.
Uma
realidade que assusta e comove, ao mesmo tempo, só aumentando o ânsia de poder auxilia-los nesse processo.
17/03/15
Voltamos
à sala de aula hoje para completarmos os dados da atividade de identidade que
propomos na semana passada.
Hoje destacamos a questão da digital, que é única e intransferível. Falamos ainda sobre a questão da Filiação, da naturalidade e da nacionalidade.
Trabalhamos com preguicinha do nome, foi uma atividade bastante produtiva e empolgante para as crianças. Eles gritavam eufóricos os nomes dos amigos e até dos que não se encontravam na aula.
Hoje destacamos a questão da digital, que é única e intransferível. Falamos ainda sobre a questão da Filiação, da naturalidade e da nacionalidade.
Trabalhamos com preguicinha do nome, foi uma atividade bastante produtiva e empolgante para as crianças. Eles gritavam eufóricos os nomes dos amigos e até dos que não se encontravam na aula.
1º Ano - Pintura das letras do Alfabeto
Música do Alfabeto
Almofada de carbono para completar na
identidade a digital.
2º Ano - Preguicinha com a revelação do
nome de trás para frente.
Música do Alfabeto
Almofada de carbono para completar na
identidade a digital.
3º Ano - Preguicinha com a revelação
do nome de trás para frente
Música do Alfabeto
Almofada de carbono para completar na
identidade a impressão digital.
24/03/15
A
oficina de hoje apontou para mais uma deficiência encontrada no processo de
aprendizagem das crianças. A coordenação motora fina é inexistente, eles não
conseguem recortar, colar e até manusear as revistas.
Auxiliamos
dentro de nossas possibilidades, mas é notório a necessidade de
desenvolver um trabalho totalmente voltado para o desenvolvimento dessas
habilidades.
1º Ano - Releitura do livro
Trabalho de recorte e colagem,
utilizando jornais e revistas para completar palavras com as letras do
alfabeto.
2º Ano - Releitura do livro
Escrita de algumas palavras do
livro de acordo com as letras do alfabeto.
3º Ano - Releitura do livro
31/03/15
Hoje nossa oficina correu com muita alegria, pois a atividade
realizada foi uma sugestão do nosso coordenador José Augusto e claro foi um
sucesso. A participação foi unanime, todos queriam completar suas
cartelas e ganhar seu premio “um docinho”.
Sem contar que esse é um bingo inclusivo todos venceram
completando suas cartelas.
1º Ano -
Atividade livre com Pintura de desenho
2º Ano -
Bingo inteligente
3º Ano - Bingo
inteligente
07 DE ABRIL DE
2015
A literatura desse mês é “Poesias na Varanda” de Sônia
Junqueira.
Iniciamos mais um encontro do PIDIB apresentando uma nova
história, a qual rendeu muitos comentários para o que é poesia, poema, rimas e
músicas.
As crianças falavam sobre seu entendimento de poesia e gostaram
bastante da história que algumas já até conheciam. Um momento que chamou bastante atenção
foi de uma aluna chamada Tatiane dizendo que poesia tem que ser romântica e
falar de amor. Outros disseram que o funk tem poesia e rima. Ouvimos todos com
atenção e fizemos algumas pontuações valorizando os conhecimentos trazidos por
eles.
14 DE
ABRIL DE 2015
Hoje
fizemos várias atividades explorando as rimas, sons e as sílabas das palavras. As
crianças mostravam-se participativas no desenvolvimento das atividades.
Por diversas
vezes eu escrevia no quadro algo errado propositalmente e eles não hesitavam em
chamar minha atenção. Dizendo: “Tia nem parece que faz faculdade”.
Apesar
das dificuldades vivenciadas, é clara a vontade de aprender que eles apresentam
em situações cotidianas e esse fato nos impulsiona a auxiliá-los nesse
processo.
28 DE ABRIL DE 2015
A oficina
de hoje teve muita novidade: poesia coletiva, atividades de recorte e colagem e
muita música para a alegria da criançada. Na atividade de recorte e colagem
algo nos chamou bastante a atenção, as crianças ficaram maravilhadas ao receberem
tesouras em suas mãos. Que para nossa tristeza mostrava a falta de coordenação
motora e dificuldade de manusear um vidrinho de cola.
O primordial
foi que realizaram as atividades e gostaram da “novidade de recorte e colagem”.
Porém, a alegria podia ser vista nos olhinhos deles ao poderem tocar no violão
do Tio Augusto. Finalizando foi uma oficina recheada de surpresas e que apontam
várias necessidades de aprendizagem para as crianças.
MÊS DE MAIO
O
mês de maio chegou e juntamente com ele o carteiro, pois a literatura do mês é
o “Carteiro chegou”. Tivemos oficinas nos dias 05, 12,19 e 26 deste mês.
Essa é uma literatura que agrega outras histórias e relata um breve passeio do carteiro a alguns contos infantis. Então trabalhamos a leitura e releitura de contos como Cinderela, Os Três Porquinhos entre outras.
E ainda foi possível trabalhar tipos de textos: carta, bilhete, convite, folder. E confeccionamos um livrinho com a história da Cinderela e assistimos vídeos com histórias que não foram citadas no livro.
E esse fato provocou um debate entre eles, pois todos queriam contar exatamente quem era citado no livro, apontando uma atenção valiosa.
Essa é uma literatura que agrega outras histórias e relata um breve passeio do carteiro a alguns contos infantis. Então trabalhamos a leitura e releitura de contos como Cinderela, Os Três Porquinhos entre outras.
E ainda foi possível trabalhar tipos de textos: carta, bilhete, convite, folder. E confeccionamos um livrinho com a história da Cinderela e assistimos vídeos com histórias que não foram citadas no livro.
E esse fato provocou um debate entre eles, pois todos queriam contar exatamente quem era citado no livro, apontando uma atenção valiosa.



MÊS DE JUNHO
No mês de junho a literatura escolhida foi
“Tamar” com a realização de oficinas nos dias 02, 16 e 23 do mesmo. Buscando
aprimorar e adequar os apontamentos da coordenação e o contexto que estamos
inseridos. Trabalhamos vídeos sobre a importância da água para cada ser vivo.
Fizemos uma dobradura de copo, desenho e pintura e sistematizando a escrita com
uma pescaria de palavras que foram lidas por eles que estavam no livro,
finalizamos com ortografia das mesmas palavras já pescadas e correção
coletiva.
A cada semana percebe-se progresso nas
atividades propostas, seja na escrita, na leitura ou na oralidade.
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´VÍDEO QUINTAL DA CULTURA IMPORTÂNCIA DA ÁGUA |
09/06/15
Dia reservado para preparação do
material para apresentação da palestra do PIBID na Uniabeu.
Nos apresentamos para um grupo, a fim de divulgarmos a função do PIBID dentro de uma instituição escolar.
Nos apresentamos para um grupo, a fim de divulgarmos a função do PIBID dentro de uma instituição escolar.










MÊS DE JULHO
No mês de julho realizamos apenas duas
oficinas com objetivo de avaliar as crianças de modo informal, mas que nos
oriente para o próximo semestre. E percebemos o quanto eles desenvolveram.
Em todas as oficinas surge algo novo, porém na penúltima nos deparamos com meninos que relataram através de desenhos sua realidade de mundo. Mostrando que vivem cercados da violência, como armas de fogo, facções criminosas, drogas e a grandeza do sujeito que lidera esse movimento nas comunidades.
Em todas as oficinas surge algo novo, porém na penúltima nos deparamos com meninos que relataram através de desenhos sua realidade de mundo. Mostrando que vivem cercados da violência, como armas de fogo, facções criminosas, drogas e a grandeza do sujeito que lidera esse movimento nas comunidades.
Nesse dia, conversamos muito com eles, ressaltando a importância da educação para reverter esse quadro. Os meninos nos ouviram, mas ficaram muito a vontade para se posicionar. Levando-nos, a perceber á necessidade de tentar orienta-los sem julga-los. Sinalizamos para nosso supervisor que buscou ajuda com a equipe de orientação.
Encerramos o 1º semestre com brincadeiras e muita diversão. No decorrer desse semestre também foram realizados encontros periódicos com a coordenadora e com o supervisor, visando a compreensão e elaboração das atividades.
Sendo assim, finalizamos o 1º semestre com
uma percepção positiva de nosso trabalho, da aceitação das crianças e toda
equipe escolar e principalmente a importância dos apontamentos da coordenadora e do supervisor para nossa formação e crescimento
profissional..










MÊS DE AGOSTO
Nesse mês as oficinas foram
realizadas nos dias 11, 16 e 25 com a
literatura Brasiliana Lendas do Brasil
em versos de cordel que trás histórias do nosso folclore. E assim foi possível perceber que as crianças
apresentam grande dificuldade de concentração na narrativa de histórias longas
e com vocabulário rebuscado. O que causou certo tumulto nas turmas, mesmo assim
as demais atividades realizadas apresentaram pontos positivos e necessários ao
desenvolvimento das crianças. Como confecção dos pés do Curupira, ficou muito
clara a falta de coordenação motora, assim como também, leva-los a refletir
sobre a necessidade de compartilhar objetos. OBS: (no dia 04 de agosto planejamento).
Já nas atividades de sistematização da escrita
na qual, utilizamos jogos com as silabas das palavras do livro (curupira, saci,
Iara, sereia, boto, mula sem cabeça) entre outras.
A participação foi excelente
da mesma maneira que o vídeo do “Sitio do Pica Pau Amarelo” e a brincadeira do
garrafão realizada pelo supervisor José Augusto.







MÊS DE SETEMBRO
No mês de setembro a literatura trazia para a
sala a questão ao respeito às diferenças, sem deixar de lembrar que este é o
mês que a natureza nos presenteia com o perfume das flores.
Nesse mês a palavra geradora foi primavera e a
partir dela desenvolvemos as atividades de sistematização da escrita,
exploramos também a música Borboletinha e explicamos sobre as Estações do Ano,
pois houve essa necessidade para que melhor compreendessem a estação da
primavera. Realizamos oficinas nos dias 01,08, 22 e 29 do mês de setembro.
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01/09/15 |



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29\0915 |
MÊS DE OUTUBRO
Em outubro as oficinas aconteceram nos dias 13, 20 E 27, e como esse é o mês das crianças, nada melhor do que falar de
Peter Pan .As crianças de inicio não
gostaram da história, pois queriam que fosse igual a que é vista na TV. E assim
já teve iniciou aquele tumulto conhecido e para piorar neste dia contamos com a
chegada do aluno Evandro que de “inocência” não tem nada. Ele conseguiu
atrapalhar todo o encontro na turma do 3º ano. Nas outras turmas tudo ocorreu
normalmente. OBS: (06 DE OUTUBRO CONSELHO DE CLASSE).
Nessa literatura a palavra geradora foi
“CROCODILO”, então numa tentativa de auxiliar na construção de palavras do
cotidiano pedi que viessem ao quadro escrevesse palavras da família do CRA-
CRE-CRI- CRO-CRU. E foi quando realmente trouxeram palavras da realidade de
cada um : CRACK - CRACUDO – CREÚÚÚ- CRIANÇA e ainda formaram uma frase: CRACUDO
DA BOCA DE FUMO.
Diante disso, surgiram questionamentos sobre o
que ensinamos e o que eles aprendem ou o que querem aprender. Esse foi um mês
que aconteceu de tudo esse mesmo aluno citado anteriormente foi quem liderou a
escrita das palavras e da frase. Como se tudo isso não fosse o suficiente, ele
não tirava o fone do ouvido e eu na tentativa de orientar perguntei o que ele
ouvia. Não me surpreendi com seu repertório musical e até tentei estimula-lo a
escrever seu próprio FUNK. Só que não parou por ai, para nossa surpresa essa
mesma criança mostrava vídeos pornográficos aos demais sem se preocupar com
nossa aproximação e ainda fazia movimentos com os braços como se estivesse com
uma arma de fogo, acertando a cada uma de nós quando era chamada sua atenção.
No entanto, foi possível avaliar nossas
práticas e tentar de alguma forma auxiliar as crianças na construção de uma
formação critica e reflexiva. Na qual é possível perceber o que pode ser bom ou
ruim para cada um, e que é preciso saber identificar todas as ações que nos
rodeiam sem exclusão, mas com discernimento.

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20/10/15 |
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27/1015 |
MÊS DE NOVEMBRO
No mês de novembro o respeito às diferenças
voltou a ser assunto dos nossos encontros com a literatura “Porque somos de
cores diferentes?”. Já na contação da história percebemos o encanto e
entusiasmo das crianças, utilizamos as novas orientações da coordenação com
atendimentos específicos a cada nível de desenvolvimento.
Sentimos a necessidades de alfabetários, pois
as crianças apresentam muita dificuldade em reconhecer as letras do alfabeto,
então improvisamos um material que nos desse esse suporte. Com a realização de
oficinas nos dias 10 e 17 desse mês. No dia 24 não houve aula devido a forte
chuva.
OBS: ( PLANEJAMENTO COM AS NOVAS ORIENTAÇÕES DA COORDENADORA VIRNA CATÃO).
3º Ano
Carlos Eduardo - Silábico sem valor sonoroCaio Maciel - Silábico sem valor sonoro
Luiz Henrique - Silábico sem valor sonoro
Robert - Silábico sem valor sonoro
Tatiane - Silábico sem valor sonoro
Ludmila - Silábico com valor sonoro
2º Ano
Maria Aparecida - Silábico sem valor sonoro
Gisele - Pré-silábica
Natan - Pré-silábico
Vinícius - Silábico com valor sonoro
Maria Clara - Silábico com valor sonoro
Camilly - Silábico com valor sonoro
Fernanda - Silábico com valor sonoro
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10/11/15 |



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17/11/15 |
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17/11/15 |
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